segunda-feira, 16 de maio de 2011


MARIA: MODELO MISSIONÁRIO
 Neste mês dedicado a Maria à Mãe de Jesus, somos convidados  a seguir seus  exemplos de mulher, dona de casa, mãe, esposa e discípula de Jesus. Desde o momento que ela recebeu a visita do anjo Gabriel, anunciando que seria a Mãe de Jesus, o Salvador da humanidade, sua vida mudou completamente. Disposta a cumprir o projeto de Deus ela deu o seu Sim: “Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra...” Lc, 1,38. Que encorajados por este Sim de Maria sejamos capazes de responder SIM a Deus  que continua chamando outras “Marias” para serem assessoras/es da Infância e Adolescência Missionária, ministro/a da Palavra, participante de alguma pastoral: catequética, saúde, criança, idoso, batismo e tantas outras. Lembrando  que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Maria partiu às pressas para uma região montanhosa para ajudar sua prima Isabel que estava grávida (Lc, 1.39). Quanta humildade e disponibilidade em se colocar a serviço do outro! Mesmo grávida, ela tem a coragem de sair de si e se colocar a serviço do outro que necessita. Este gesto ‘expressa sua capacidade de perceber a necessidade do outro e, sobretudo sua atitude de fazer da própria existência um serviço de amor, uma entrega de si mesmo para o bem dos irmãos. O fato de fazer da vida um serviço a favor dos irmãos mostra que a mãe de Jesus, a mulher de Nazaré, compreendeu que aceitar o plano da Salvação significa participar do mesmo serviço de amor solidário e incondicional de Jesus’. (1)Mesmo depois da longa jornada de oito horas de trabalho diário, que tenhamos a capacidade de nos doar mais à família e aos pobres espiritual  e materialmente ou carentes de afetos que necessitam de nossa atenção .

Senhora, seguiste o caminho
Que à prima Isabel te levou.
Serviço, trabalho e carinho
O teu coração ofertou.

Conduz nossos passos, Maria,
Aponta o caminho do irmão,
Presença, trabalho, alegria
São frutos da nossa missão.(2)    
Maria  como mãe nos deixou muitos exemplos de como sermos discípulos/as missionários/as na realidade em que vivemos e também além–fronteiras testemunhando com a vida, com a palavra e através dos meios de comunicação que Cristo Ressuscitou e está no meio de nós. Que tenhamos a coragem e a ousadia para seguir seus passos. Ó VIRGEM, MÃE, INTERCEDA POR TODOS OS MISSIONÁRIOS/AS QUE ESTÃO A SERVIÇO DO SEU FILHO JESUS A CORAGEM PARA SEGUIR EM MEIO A QUALQUER DESAFIO E A CORAGEM E DISPONIBILIDADE PARA AQUELES QUE SENTEM O CHAMADO MAS , TEM MEDO DE DIZER SIM.

Nota 1: Livro Maria e a Trindade, Autor(a): Barbara P. Bucker / Lina Boff / Maria Carmem Avelar

Nota 2 : Letra Senhora, seguiste o caminho
: CDMaria, Mãe de Jesus. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário