História e Carisma

HISTÓRIA

A Pontifícia Obra da Infância Missionária já possui uma boa caminhada em nível mundial. Foi fundada em 19 de maio 1843, por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França.
A motivação principal para a sua fundação foram as cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam ao bispo Dom Carlos, contando a realidade triste e dura das crianças dos países de missão: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono... Diante destes problemas, Dom Carlos Forbin Janson teve a idéia original de empenhar as próprias crianças da França na solução dos problemas dos colegas da China. Foi assim que, ajudado pela jovem Paulina Jaricot, fundou a Obra da “Santa Infância”, chamada, mais tarde, de Infância Missionária. Esta Obra devia suscitar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade.
O lema do fundador expressa claramente o espírito que caracteriza a Infância Missionária: Ajudar as crianças por meio das crianças, ou criança evangeliza e ajuda criança.
Trata-se realmente de um serviço em favor da animação e formação missionária das crianças, para que, desde já, cooperem na evangelização universal, sobretudo das crianças, repartindo os bens materiais.
A Obra Pontifícia da Infância Missionária conseguiu um grande desenvolvimento e expansão. Hoje se encontra em 110 países dos cinco continentes, e sua ação beneficia milhões de crianças.
No Brasil, a Infância Missionária chegou em 1858. Após um bom acolhimento, houve um período difícil, voltando a se reorganizar em 1955. O Encontro Latino-Americano da IM, realizado em Cali (Colômbia), em 1993, foi fundamental para reanimar a POIM (Pontifícia Obra da Infância Missionária) no Brasil. Atualmente a IM se encontra organizada na maioria das dioceses do país.

POR QUE A INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Nas comunidades eclesiais sente-se a necessidade de algo novo e mais eficaz para a educação cristã e pastoral das crianças e dos adolescentes. Nesta idade, eles já precisam ser educados à pertença e ao engajamento responsável em suas comunidades.
É preocupante o fato de muitos adolescentes colocarem um ponto final em sua participação e compromisso com a Igreja, após receberem a Crisma. Diante disso, surge a pergunta: qual o motivo disso: a família? Os meios de comunicação? Falta de uma boa pedagogia catequética? O que mais?
Os motivos são muitos e nada fáceis de serem detectados, mas a IM pode ajudar a inverter essa tendência, pois sua pedagogia global visa formar crianças comprometidas, protagonistas, missionárias em suas comunidades, tendo sempre o olhar voltado para os vastos horizontes da missão além-fronteiras.

O QUE FAZ?

A Infância Missionária tem as seguintes finalidades:

• Ajudar pais, educadores e catequistas a despertar nas crianças a consciência missionária universal.
• Promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões mais necessitadas em todo o mundo.
• Despertar vocações missionárias.

AS QUATRO DIMENSÕES OU ENCONTROS DA IM

Em sua mística e metodologia, a Infância Missionária desenvolve quatro dimensões fundamentais:1. Realidade missionária: (1ª semana). Trata-se de um encontro de estudo. Para ser bom missionário é necessário ter boa formação.2. Espiritualidade missionária: (2ª semana). Trata-se de um encontro de celebração, interiorização e vivência.3. Compromisso missionário: (3ª semana) É um encontro ocupado por atividades missionárias4. Vida de grupo: (4ª semana) O quarto encontro é dedicado à avaliação do mês, à vivência da fraternidade no grupo, de preferência com a presença dos pais.