terça-feira, 24 de maio de 2011

ORAÇÃO PELA CHINA

Hoje é dia 24 de maio. O Santo Padre o Papa nos pede orações pela China nesta data e a IAM não pode ficar de fora pois este país populoso foi aonde nasceram os primeiros projetos de nossa obra.


Fiquem com Deus!

Vamos rezar uma Ave-Maria pela China?



Pe. André Luiz de Negreiros

Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária



segunda-feira, 16 de maio de 2011


MARIA: MODELO MISSIONÁRIO
 Neste mês dedicado a Maria à Mãe de Jesus, somos convidados  a seguir seus  exemplos de mulher, dona de casa, mãe, esposa e discípula de Jesus. Desde o momento que ela recebeu a visita do anjo Gabriel, anunciando que seria a Mãe de Jesus, o Salvador da humanidade, sua vida mudou completamente. Disposta a cumprir o projeto de Deus ela deu o seu Sim: “Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra...” Lc, 1,38. Que encorajados por este Sim de Maria sejamos capazes de responder SIM a Deus  que continua chamando outras “Marias” para serem assessoras/es da Infância e Adolescência Missionária, ministro/a da Palavra, participante de alguma pastoral: catequética, saúde, criança, idoso, batismo e tantas outras. Lembrando  que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Maria partiu às pressas para uma região montanhosa para ajudar sua prima Isabel que estava grávida (Lc, 1.39). Quanta humildade e disponibilidade em se colocar a serviço do outro! Mesmo grávida, ela tem a coragem de sair de si e se colocar a serviço do outro que necessita. Este gesto ‘expressa sua capacidade de perceber a necessidade do outro e, sobretudo sua atitude de fazer da própria existência um serviço de amor, uma entrega de si mesmo para o bem dos irmãos. O fato de fazer da vida um serviço a favor dos irmãos mostra que a mãe de Jesus, a mulher de Nazaré, compreendeu que aceitar o plano da Salvação significa participar do mesmo serviço de amor solidário e incondicional de Jesus’. (1)Mesmo depois da longa jornada de oito horas de trabalho diário, que tenhamos a capacidade de nos doar mais à família e aos pobres espiritual  e materialmente ou carentes de afetos que necessitam de nossa atenção .

Senhora, seguiste o caminho
Que à prima Isabel te levou.
Serviço, trabalho e carinho
O teu coração ofertou.

Conduz nossos passos, Maria,
Aponta o caminho do irmão,
Presença, trabalho, alegria
São frutos da nossa missão.(2)    
Maria  como mãe nos deixou muitos exemplos de como sermos discípulos/as missionários/as na realidade em que vivemos e também além–fronteiras testemunhando com a vida, com a palavra e através dos meios de comunicação que Cristo Ressuscitou e está no meio de nós. Que tenhamos a coragem e a ousadia para seguir seus passos. Ó VIRGEM, MÃE, INTERCEDA POR TODOS OS MISSIONÁRIOS/AS QUE ESTÃO A SERVIÇO DO SEU FILHO JESUS A CORAGEM PARA SEGUIR EM MEIO A QUALQUER DESAFIO E A CORAGEM E DISPONIBILIDADE PARA AQUELES QUE SENTEM O CHAMADO MAS , TEM MEDO DE DIZER SIM.

Nota 1: Livro Maria e a Trindade, Autor(a): Barbara P. Bucker / Lina Boff / Maria Carmem Avelar

Nota 2 : Letra Senhora, seguiste o caminho
: CDMaria, Mãe de Jesus. )

domingo, 15 de maio de 2011

Novo grupo da IAM

A Equipe Diocesana se alegra e agradece a Deus  pela implamtação do grupo da Adolescência Missionária na Matriz da Paróquia Divino Espirito Santo - Divino MG   e pelos grupos da comunidade do Indaiá e da Cidade de Orizânia que faz parte da Paróquia. E agradece ao Paroco José Flavio pelo apoio a IAM.

P/ Equipe Diocesana

Ir. Rosandes

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Relatório das Atividades


 JUVENTUDE MISSIONÁRIA


Encontros da Juventude Missionária  em Caratinga

12 e 13 de Março: Encontro de Formação
19 de março: Reunião na Paróquia Nossa Senhora da Conceição ( Estudo do Carisma da Juventude Missionária)
26 de Março: Reunião na paróquia São Judas Tadeu (formação do núcleo diocesano e conhecimento dos padroeiros da Obra da Propagação da Fé)
02 de Abril: Reunião no Santuário (Foi definido pelos jovens que as reuniões aconteceriam nas paróquias)
09 de Abril: Reunião no Santuário
15,16 e 17: Encontro em BH para os coordenadores da Infância e Adolescência Missionária e Juventude Missionária
21 de Abril: Reunião na casa da Ellen para avaliarmos os encontros anteriores e discutirmos os desafios da JM em Caratinga

Sabemos que o novo causa resistência, mas contamos com o auxilio de todos, pois queremos ajudar a Igreja, não para orgulho nosso, mas para sermos testemunhas do amor de Jesus pela humanidade. Todo cristão é missionário por excelência!


Aconteceu nos dias 15,16 e 17 de Abril em Belo Horizonte na Casa de Retiro Nossa Senhora do Cenáculo o EDIJAM Leste I e II (Encontro de Coordenadores Estaduais e Diocesanos da Infância, Juventude e Adolescência Missionária) ministrado pelo Padre André Luiz de Negreiros - Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.
Participaram deste encontro os coordenadores estaduais e diocesanos de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, sendo que da Diocese de Caratinga estiveram presentes a Irmã Cleuza Alves Vieira (Coordenadora Diocesana da Infância e Adolescência Missionária) e a leiga Ellen Cristina dos Santos Bernardo (Juventude Missionária).
Durante o encontro Padre André focou a necessidade de vivenciar plenamente o carisma e propagá-lo com ousadia. Segundo ele, a igreja necessita de profetas e muitos saem da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e JM (Juventude Missionária), ressaltando que para ser missionário é preciso trabalhar o profetismo e utilizar sempre os verbos missionários: informar, formar, articular e agir.
Houve diversos temas estudados, dentre eles novos areópagos da IAM e JM, bullying, gravidez na adolescência e estudo do Documento de Aparecida onde retrata o tema Missão e Ecologia.
O encontro foi marcado por momentos de partilhas e troca de experiências, oração do terço missionário, via sacra e santa missa.
Durante o planejamento dos trabalhos nas dioceses e estados entre os coordenadores diocesanos de Minas Gerais, Dorinha (Coordenadora Estadual da IAM) elogiou as dioceses de Montes Claros e Caratinga pela organização e desempenho nas atividades da IAM. O encontro foi encerrado com uma belíssima celebração de envio preparada pelos coordenadores diocesanos e o próximo EDIJAM ficou agendado para março de 2012.   

Um fraterno abraço
Ellen Cristina dos Santos Bernardo

Jovens missionários, sempre solidários!

domingo, 1 de maio de 2011

1 Ano Sem Pe. Edson

Olá Garotada Missionária de todo o Brasil e além-fronteiras!


Convido a todos para celebrarmos juntos a missa de 01 ano de falecimento de nosso querido Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro no próximo dia 03 de maio. Aproveito a oportunidade para lançar a idéia de plantarmos uma árvore no final de cada missa celebrada criando comunhão com o nosso hino: "Vida abundante ao mundo ofereço!" e também com as campanhas da Fraternidade e Missionária que enfatizam a temática ecológica.
Vale lembrar que a árvore é vida e dádiva de Deus e precisa ser cuidada com carinho. Aqueles que aderirem a este pedido por gentileza envie as fotos para serem postadas em nosso blog. 
Ao meu dileto antecessor ficam as seguintes palavras:
Pe. Edson,
Sua passagem por nós deixou, marcas que jamais serão esquecidas: sua alegria, seu amor pelo sacerdócio e pela Igreja, sua dedicação ao trabalho missionário e à Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, seu testemunho de vida. Perpétuas lembranças, saudades e gratidão. Agradecemos a todos que prestaram homenagem ao longo deste ano e a Deus por nos ter presenteado com o Pe. Edson que hoje roga juntamente com todas as crianças do céu por nós aqui na terra.

"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"
Pe. André Luiz de Negreiros

Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM

ELMI na Paróquia de São Sebastião em Espera Feliz- MG






Caminhando é que se faz caminho

Realizou-se no seminário nos dias 02 e 03 de abril de 2011, o 1º ELMI_ Encontro dos Líderes Missionários Infantis com a presença de 70 participantes, vindos das diversas comunidades da nossa Paróquia e cinco membros da paróquia de Divino, com o objetivo de capacitar as crianças e adolescentes dos grupos da Infância Missionária; crescer na experiência do seguimento de Jesus Cristo e despertar o espírito missionário universal_criança evangeliza e ajuda criança!”.

Seguimos as diretrizes e orientações da POM_ Pontifícia Obra Missionária_ Brasília e adaptamos a realidade da IAM da nossa Paróquia. Todas as atividades do ELMI, seus conteúdos, dinâmicas, slides, metodologia, história e carisma, dimensão missionária, liturgia, teatro e formação para a cidadania (voltada para a Campanha da Fraternidade_ Vida no planeta) foram assumidas pelos próprios adolescentes que prepararam com zelo, responsabilidade e competência. Parabéns todos os Adolescentes_Assessores e demais participantes e assessores que contribuíram na organização desta bela missão.

Vale ressaltar a importância que deram na Leitura Orante e no momento do deserto! As crianças e adolescentes encontrando motivos para sustentar o diálogo íntimo com Jesus na missão. Após uma hora de oração pessoal foi oferecido pela Ministra, Mariza Castro, a exposição do Santíssimo Sacramento!

Quanta riqueza na partilha de todo o encontro.

Encerramos o Encontro com chave de ouro _ A Santa Missa, celebrada pelo pároco Pe. Edimilson e a presença de familiares e amigos que uniram-nos nesta Ação de Graças!

Maria Lucia Cabral - Coordenadora Paroquial.